26/06/2009

vc conhece ele ?

Miguel Ângelo Laporta Nicolelis

Esse é o nome do cara, vc conhece ele ?

Eu sugiro que vc tome um tempinho para ler as linhas abaixo que foram extraídas desse post desse blog. O post é longo, mas vale cada linha.

"Por enquanto, nessa área Nicolelis promete um experimento que tem ares de ficção científica: mover um macaco nos EUA através de um robô no Japão. “Por exemplo: você está aqui, nesta sala, e um robô na superfície de Marte recolhe sinais de textura, temperatura, umidade etc. Daqui, mando sinais ao robô, e o robô me envia sinais de volta – assim, você poderá experimentar como é andar em Marte. Vamos demonstrar isso em um ano: um macaco na Duke vai mandar sinais elétricos para um supercomputador na Suíça, esses sinais serão reenviados para Kyoto, no Japão, e farão um robô emular os mesmos movimentos do macaco… O robô, por sua vez, poderá enviar outros sinais ao macaco, que terá a exata sensação de caminhar na mesma superfíce que o robô está andando.” A realidade virtual nunca esteve tão próxima da realidade."

[...]

"A idéia é educar as crianças para que possam, daqui a alguns anos, estudar e trabalhar no instituto. “Parte de nossa herança burocrática não percebe o quanto a ciência pode ser capaz de gerar empregos simplesmente existindo. Sabe, um centro de pesquisa não vai ter só professores e alunos: vai precisar de pedreiros, de construtores, de jardineiros, de cozinheiros… um número infindável de empregos podem ser criados ali.” Utopista irredutível e incurável, Nicolelis pretende “criar em Macaíba um microcosmo do que pode ser o Brasil grande”. Para iniciar as obras, comprar equipamentos e arcar com despesas de pessoal, foram obtidos R$ 12 milhões – metade vem de fontes como os ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação e da Saúde. Mas a lista de colaboradores inclui também parceiros estrangeiros de peso, como a própria Universidade Duke e a Sociedade Max-Planck, da Alemanha, além de alguns prêmios Nobel no apoio (saiba mais em www.natalneuro.org)."

Nenhum comentário: