02/10/2010

Paixão por se apaixonar



Acho que é tipo um vício. Qual a diferença entre paixão e vício? Toda hora eu me apaixono por alguma coisa ou alguém. Vicio nessa coisa ou nesse alguém. Sofro no abstinência. Curo-me. Encontro um novo vício...

A solução seria não me apaixonar? E quem disse que eu quero uma solução!? Sempre sofremos. E quem disse que não quero sentir o prazer de sofrer por não ter algo que quero. Essa é, sem dúvida, uma das melhores e mais instigantes sensações que se pode ter.

Imagine poder ter tudo que vc quer, ou nunca ter sentido vontade de algo e não poder tê-lo. Imagine se esse desejo não realizado nem existisse... Se todos pudessem sempre ter tudo que desejassem...

Pegou o feeling da parada? (Depois que o Serra disse "numa nice" no debate dos presidenciáveis, comecei a me achar muito "old", então resolvi dar um up no meu vocabulário...).

Desejar algo, sentir uma paixão furiosa, e não poder nada: chegar perto, ver, ter, sentir... Nada. Acho que esse é um vício, uma coisa recorrente sem a qual não vivo. Não quero soluções, nem calma, nem tranquilidade, nem estabilidade. É no caos do desejo insano que descobrimos do que somos capazes; na luta até o inalcançável descobrimos mais um pouco de nós mesmos.

É disso que tenho paixão. De me apaixonar. Por qualquer coisa. Agora, escrevendo o post, estou apaixonada por uma música. Amanhã pode ser por outra coisa. Porque não me livro dos desejos possíveis e impossíveis e acalmo minha mente e coração? Porque o ciclo paixão-abstinência-cura-paixão é um vício; e ao mesmo tempo que o vivo, me observo, e o que vejo é fascinante: pode ser reproduzido.


Nenhum comentário: