08/01/2010

Gentileza? Heim?!?


Você sabe o que é gentileza?
Eu procurei algumas definições na net e ei-las aqui:
1) Qualidade ou caráter de alguém nobre;
2) Delicadeza, amabilidade, cortesia;
3) Graça, elegância, galanteria, garbo.

Pois é, eu quero falar de como estamos despidos de certas qualidades, que são às vezes tão louvadas e utilizadas em ficção (TV, cinema, livros...), que parecem hoje pertencer realmente à ficção. Não é estranho como a gentileza, em seus diversos significados como os acima expostos, nos é extremamente comovente quando a vemos na cena de um filme ou novela?

E é assim mesmo. Aquele carinha do filme, que é gentil com as pessoas e acaba despertanto a paixão da mocinha, é só o carinha do filme. Tudo bem, além de ser gentil, ele é lindo, rico e solteiro, mas só tem uma protagonista no filme e a vaga já está ocupada, ok, honey.

Será que se tentássemos usar da faculdade da gentileza - sim, porque hoje isso é praticamente um poder de quem tem o gene X - não atrairíamos também, um pouco de glamour. Um pouco de herói do filme. Um pouco de paixão. Um pouco de tudo que é bom?

Há pessoas que conhecem o poder que essa arma tem, e a usam com certa malícia até. Mas mesmo assim, faz bem de certa forma. Experimente. Mas experimente concientemente pra coisa ser mais legal. Não tô querendo fazer aquele discurso de miss, sobre cuidar dos pobres e promover a famigerada paz mundial. Estou falando de algo mais refinado, mais destilado e mais discreto também. Faça uns testes simples. Escolha uma ação que reflete a gentileza e a use por algum tempo, uns dias ou semanas, sei lá. Depois vem aqui e me conta se nada diferente aconteceu. Se ninguém te olhou diferente, se ninguém te agradeceu de forma que vc não esperava ou se ninguém notou de alguma forma o teu gesto e de alguma forma nítida, o respondeu.

Bom, vc pode me perguntar, "e o que vc quer que eu faça? saia colocando o casaco na poça de água pras pessoas passarem??". Bem, até que seria divertido fazer isso e... chame um colega pra filmar a reação das pessoas e coloquem no youtube, que tal? Mas se não puder fazê-lo, tem outra alternativa. Quando eu pesquisei a palavra gentileza para me inspirar nesse post, eu encontrei esse site Gentileza gera Gentileza. Lá, clicando em Seja Gentil vc terá acesso a uma lista de gestos simples que refletem essa qualidade. Escolha uma ou duas, enfim, teste como quiser.

Antes de terminar o post, preciso dizer algo muito importante. Não pense que sendo gentil, as pessoas irão ser gentis com vc de volta. A pior coisa que fazemos é tentar ser gentil esperando que sejam de volta e, quando isso não acontecer, sermos tomados de uma ira e raiva impulsivas. Ou então, sentir que quando vc é gentil e alguém não retrubui ou não faz o mesmo por vc, estão tirando vantagem de vc.

Existem pessoas que jamais, jamais conseguirão ser gentis. Não é com elas que vc deve se preocupar, porque elas nunca conseguirão o papel do mocinho na ficção, sacou?!

2 comentários:

Marcos Calebe disse...

Gostei do post, e também tenho sugestões:
Dê um lugar no ônibus; costuma funcionar =]
Não deixe o banheiro sem papel; também funciona =]
Não responda aos agressivos; muito boa essa, mas difícil. =/
grande abraço!

Sidhe Storm disse...

Oi Calebe! Muito obrigada pela visita e pelas dicas!

Esse mundo TEM que ter solução...

abraços.