27/11/2006

Fada Verde

Você já viu uma fada verde ?

Eu tomo chá de artemisia e não vejo nada... incomum... eu acho...

Agora, Diz a lenda ...

Poção mágica:

Hipócrates, o pai da medicina, costumava receitar uma planta chamada Artemisia absinthium para tratar anemia, asma, reumatismo e cólicas menstruais. Em 1792, um médico francês de nome Pierre Ordinaire se surpreendeu ao encontrar, nos campos suíços, a famosa espécie que aparecia em seus livros. Começou a fabricar uma poção composta por 16 ervas, dentre as quais camomila, melissa e anis. Como a principal era o absinto, seu nome foi dado à droga. Não demorou para Ordinaire descobrir que o efeito da mistura poderia ser potencializado em solução alcoólica. Mais precisamente 70% de álcool e 30% da infusão de ervas compunham o elixir.

O principal princípio ativo do absinto é uma substância tóxica chamada tuiona, capaz de manter as células cerebrais em permanente estado de excitação. Tuiona em excesso pode provocar convulsões e até falência do fígado, além de conferir à bebida seu caráter alucinógeno. Hoje, a porcentagem da toxina presente na artemísia é controlada pela União Européia e foi diminuída 26 vezes. Água, açúcar, anis verde e corante juntam-se ao álcool e à infusão de ervas na fórmula do destilado, guardada a sete chaves pela produtora portuguesa Neto Costa. Além da artemísia, entram na infusão sementes de funcho, hisopo e erva cidreira.

A produção legal da esmeralda engarrafada é restrita à República Tcheca e Portugal. Para ser admitida no Brasil, teve sua gradação alcoólica diminuída de 57% para 53,5%, porque a legislação brasileira não permite gradação superior a 54 graus. Apesar de a porcentagem original ser de 68% ...

E aí ? Quem já viu uma fada verde ??

Nenhum comentário: